O Paradoxo de Richard (conexões artístico-filosófico-matemáticas)

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Isabel Cafezeiro
André Campos da Rocha
Carmem Gadelha
Ricardo Kubrusly

Resumo

Para explorar as articulações que perpassam os campos da filosofia, artes e matemáticas, partimos do princípio de que todos eles acompanham os modos de pensamento inscritos em lugar e tempo, sendo, portanto, historicamente construídos. Temos por foco o conceito de representação e suas diversas percepções ao longo das três primeiras décadas do século XX, na Europa ou no Brasil. A análise parte do “Paradoxo de Richard”, um enunciado formulado no campo da matemática, mas que se embrenhou por outros campos, gerando claras implicações, instigou formas de pensamento (novas compreensões a respeito das representações) e realizações práticas (conceito central na concepção dos computadores). Nossa ambição é compreender processos comuns (caso da representação) aos territórios de saber acima indicados: o problema diz respeito a rupturas contemporâneas que parecem redimensionar a relação epistême/poiésis.

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Artigos
Biografia do Autor

Isabel Cafezeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. É Professora Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da UFRJ. Atuou na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Semântica de Programas, focando principalmente nos seguintes temas: linguagens de programação e especificação formal de sistemas. Atua na área de Sistemas de Informação focando principalmente nos seguintes temas: Computação e Sociedade e Abordagens Sociotécnicas em Sistemas de Informação. Atua na área de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, focando principalmente a História da Computabilidade e investigações sobre o trabalho acadêmico. Atua em ensino de graduação na Universidade Federal Fluminense desde 1994 e coordena projetos de extensão desde 2005. Participou do processo de concepção e implantação do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense, do qual foi vice-coordenadora por seis anos. É sócia fundadora e membro da diretoria (gestões eleitas 2017-2019 e 2019-2021) da Associação Brasileira de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESOCITE.BR). É sócia das seguintes entidades: Associação Nacional de História (ANPUH), Sociedade Brasileira de História das Ciências (SBHC), International Association for Computing And Philosophy (IACAP), Computability in Europe(CiE), Sociedade Brasileira de Computação(SBC).

André Campos da Rocha, Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (FSBRJ)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE-UFRJ), no período entre 2014-18, sob supervisão do Professor Titular Ricardo Kubrusly (PhD em Matemática). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.

Carmem Gadelha, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), de cuja fundação participou; em nível de Graduação, responsabiliza-se pela disciplina Poética do Espetáculo, no Curso de Direção Teatral (na mesma Escola), que coordenou entre 2006 e 2010. Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ.Sua produção intelectual se volta principalmente para os seguintes temas: crítica teatral, dramaturgia, teatro, contemporaneidade, representação, subjetividade. É autora de livros (entre eles "História do teatro brasileiro" (FUNARTE/UFRJ/UERJ) e ensaios em revistas especializadas e periódicos. Entre seus temas de interesse estão o corpo, o espaço e o tempo no teatro: as relações através das quais se estabelece a representação. Publicou o livro "Corpo, espaço, tempo: indagações sobre poética do teatro" (Rio de Janeiro: Editora Aretê, 2013). Sua pesquisa atual dedica-se ao tema "A máscara trágica e cômica na cena contemporânea". Sua pesquisa intitulada "O trágico e a cena contemporânea" deu ensejo a publicações e participações em eventos, envolvendo estudantes. Edita a revista "Ciclorama - Cadernos de pesquisa da Direção Teatral", com periodicidade anual e dedicada à publicação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados no Seminário de Direção Teatral. Participou como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO-UFRJ), no biênio 2015/2016.

Ricardo Kubrusly, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Poeta e matemático, possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Estruturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), doutorado em Ciências - University of Texas at Austin (1981) e Pós-doutorado em Purdue University (1990). Professor titular do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, vem atuando na área de História e Filosofia das Ciências, com ênfase em Matemática, principalmente nos seguintes temas: Cantor, Gödel, infinito matemático, ensino e tecnologia.

Referências

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