Gamificação como instância da reontologização tecnológica

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Danilo Frambach

Resumo

O presente trabalho pretende examinar a relação da gamificação com o processo de reontologização do mundo promovido pelo avanço tecnológico, como proposto por Floridi. Tal processo reconfiguraria a natureza do mundo de forma que elementos artificiais e digitais passam a ser compreendidos como possuidores de agência. Nossa hipótese se apresenta da seguinte maneira: (a) o processo de reontologização só pode ocorrer quando assumimos uma visão solucionista do mundo; (b) a gamificação possui elementos claros de solucionismo, e enquanto elemento tecnológico, é parte dessa reontologização; e dessa forma, (c) a gamificação acaba sendo apropriada pelo capitalismo como forma de ocultar processos exploratórios atrás de elementos de jogo. Assim, o artigo pretende concluir com uma análise da metáfora da brumificação, como uma forma pela qual as Big techs se utilizam da gamificação.

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Artigos
Biografia do Autor

Danilo Frambach, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador de disciplina das Licenciaturas EaD/UERJ da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ/consórcio CEDERJ, já tendo atuado também como coordenador de tutoria. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia Pop e outras Epistemologias (NEPOPE - UERJ), do grupo de pesquisa Giro cosmopolitico: o corpo na filosofia da formação humana (UERJ) e do grupo GamerLab - Laboratório de pesquisa em Games, Gambiarras e Mediações em Rede (UFMA). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, com foco em Epistemologia, Filosofia da EaD e Filosofia Pop.

Referências

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