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Edgar Lyra
Luís Gabriel Provinciatto

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Biografia do Autor

Edgar Lyra, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Edgar Lyra é graduado em Engenharia Química pela UERJ (1981), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde hoje atua como professor e pesquisador associado. Coordenou o curso de graduação em Filosofia entre setembro de 2013 e março de 2020, e exerceu o cargo de diretor do departamento entre 2020 e março de 2024. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, especialmente em problemas éticos, políticos e pedagógicos vinculados à atual hegemonia tecnológica. Coordenou entre 2014 e 2016 o Grupo de Trabalho Heidegger da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), ao qual continua filiado. Criou e lidera, desde 2016, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia da Tecnologia, certificado pelo CNPq. Ingressou em junho de 2019 no Laboratório de Humanidades Digitais da PUC-Rio, e em setembro do mesmo ano filiou-se ao EMAPS (grupo de Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais). Fortemente convencido da necessidade de formar professores de filosofia para lidar com as demandas da era técnica, tem se dedicado ao estudo da retórica com intenções político-pedagógicas, partindo da Retórica de Aristóteles em direção aos seus ecos digitais contemporâneos. Este trabalho resultou na publicação dos o livros "O Esquecimento de uma Arte - retórica, educação e filosofia no século 21" (2021) e "Por uma Filosofia da Opinião" (no prelo) . Ainda, no esforço de formação de professores, atua desde 2014 como colaborador do Mestrado Profissionalizante em Filosofia e Ensino do CEFET-RJ, além de integrar o GT Ensinar e Ensinar a Filosofa da ANPOF. Coordenou o PIBID / PUC-Rio de Filosofia entre agosto de 2012 e fevereiro de 2020, e entre junho de 2015 e junho de 2016, assessorou o MEC na elaboração das duas primeiras versões do documento de Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem, por fim, se mantido em interlocução com escolas de Educação Básica, atuado como professor de cursos de especialização e extensão, e, mais recentemente, assessorado a Reitoria da PUC-Rio em assuntos estratégicos e de integridade.