As explicações Míticas da Tecnologia e o Gnosticismo Tecnológico: construção e crítica ao discurso sobre a tecnologia como salvação

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Vanessa Mocellin

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a construção do discurso salvífico da tecnologia nos autores Hermínio Martins e Paula Sibilia, buscando identificar as críticas que eles apresentam a este discurso. Para alcançar tal objetivo, explicitaremos os principais argumentos das duas tradições de dominação da natureza, a tradição prometeica que retoma o sentido do mito de Prometeu sobre a concessão da técnica e ciência para a dominação humana, e a tradição fáustica que retoma o sentido do mito de Fausto de pensar o desenvolvimento técnico como ilimitado, a partir das quais se deu o desenvolvimento do conceito fundamental de gnosticismo tecnológico, que pode ser entendido como a junção entre as aspirações e realizações tecnológicas com o ideal gnóstico de transcender a condição humana, bem como suas implicações para a produção de tecnologias contemporâneas.

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Artigos
Biografia do Autor

Vanessa Mocellin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui Doutorado em Filosofia (2023) e Mestrado em Filosofia (2012), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação Bacharelado em Filosofia (2010) e Licenciatura em Filosofia (2012), ambas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também possui Especialização em Educação (2021) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente cursa a graduação Licenciatura em Pedagogia pelo no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atuou como tutora nas disciplinas de Ontologia I, História da Filosofia I, História da Filosofia II, História da Filosofia III , Filosofia da Ciência I, Filosofia da Ciência II, Seminário de Ensino de Filosofia, Estágio Supervisionado de Ensino de Filosofia I e na disciplina de Filosofia Política II no curso de Licenciatura em Filosofia a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou também como tutora na disciplina de Didática no curso de Licenciatura em Letras Espanhol a distância da mesma universidade (UFSC). Atuou como professora (Professor Formador I) através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no curso de Licenciatura em Filosofia a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nas disciplinas de Ontologia III e Filosofia Política III. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia, Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Religião e História da Filosofia, e na área de Educação com ênfase em Filosofia da Educação e metodologia de ensino de filosofia. Atualmente é professora substituta do departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Filosofia da Educação/ Teorias da Educação.

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